Explicações sobre Lâmpadas PAR

Vou abordar o assunto de maneira prática e objetiva, de forma a garantir que qualquer pessoa possa identificar e escolher uma lâmpada PAR, seja para uso residencial ou comercial.

Lâmpadas PAR

Lâmpadas PAR

Lâmpada PAR (do inglês, Parabolic Aluminized Reflector) Refletor Parabólico de Alumínio

A lâmpada com refletor parabólico de alumínio (PAR) é um tipo de lâmpada amplamente utilizada em iluminação comercial, residencial e em transportes. Seu uso inclui faróis para locomotivas, pistas de pouso, residencial e spots comerciais, formando conjuntos similares aos utilizados nos faróis automotivos.

É formada tipicamente por uma parábola de alumínio que concentra e reflete a luz de uma lâmpada halógena instalada na região central.

 

Lâmpadas PAR halógenas podem ser substituídas por lâmpadas PAR LED em algumas situações, especialmente as que requerem baixo consumo de energia, durabilidade e ampla faixa de temperatura de cores, inatingíveis nas PAR halógenas.

Construção

Lâmpadas PAR são compostas por uma lente, um refletor e uma lâmpada halógena de filamento, não ajustáveis. Mais recentemente, com o surgimento da tecnologia Led, as lâmpadas PAR dispensaram o refletor e mantiveram apenas as lentes. Contudo, o padrão de medidas característicos das lâmpadas PAR permaneceu.

Diâmetro

O diâmetro nominal (em polegadas) aproximado de uma lâmpada PAR pode ser obtido dividindo a designação PAR por 8. Por exemplo, o diâmetro de uma lâmpada PAR30 é aproximadamente 3,75 polegadas. De forma similar, o diâmetro em milímetros pode ser obtido multiplicando-se a designação PAR por 3,125. Por exemplo, o diâmetro da lâmpada PAR16 é aproximadamente 50 milímetros.

Designação Diâmetro Nominal (pol) Diâmetro Nominal (mm)
PAR64 8 200
PAR56 7 175
PAR46 5.75 145
PAR38 4.75 120
PAR36 4.5 115
PAR30 3.75 95
PAR20 2.5 65
PAR16 2 50

Nota: a Lâmpada MR16, nossa mais conhecida dicróica, segue o padrão PAR16.

Conectores

Lâmpadas PAR são comumente encontradas com soquete E27 (rosca comum de 27mm) e com tensão de alimentação 110 volts, 220 volts ou bivolt. O modelo menor, a PAR16, pode ainda ser encontrada com soquetes GU10, GU5.3 e E14 e com mais opções de alimentação: 110 volts, 220 volts, bivolt ou 12 volts.

Onde comprar lâmpadas PAR Led? Clique aqui.

Anúncios

Sobre Decio

Ofereço assessoria e suporte a arquitetos e engenheiros, comercializo artigos de iluminação e faço projetos luminotécnicos. Possuo formação em Computação e Elétrica. Administro a empresa Cidade Led - especializada em iluminação com artigos led.

Publicado em 03/02/2014, em Lâmpadas e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 8 Comentários.

  1. A par 38 é boa para teatro?

    • Fernando, eu gosto da PAR38 sim. Adicionalmente, recomendo PAR30 CDMR, e a AR111 com ângulo fechado. São boas opções para ambientes com pé direito elevado. Mas para a área do palco existem canhões de luz específicos para esta finalidade.

  2. Joao Emiliano

    Decio,para uma vitrine de loja de moveis com pe direito de 3,10 mt a par 30 ou a ar111 vou ter um resultado melhor ??

    • Prezado João Emiliano, com pé-direito simples a PAR30 poderá atender bem. Contudo, a AR111 possui versões com ângulo de abertura bem fechado, como uma lanterna, o que certamente causará um efeito mais dramático, com maior destaque e contraste, devido aos efeitos de luz e sombra. Dessa forma, você precisará escolher entre uma iluminação mais uniforme com a PAR30, ou mais dramática com a AR111 de ângulo fechado.

  3. Boa noite !
    Preciso substituir luminárias retangulares com lâmpadas hqi 70 watts vapor metalico , em uma área de circulação externa instaladas à um pé direito de 6 metros. Como não existem lâmpadas led que substituam essas citadas qual seria a solução para este caso pois pelo que andei lendo só seria possível alcançar a quantidade de lumes geradas pela hqi com uso de refletores ficando inviável sendo o forro de gesso.
    Certo de vossa atenção e retorno ao assunto exposto antecipo-lhe desde já meus agradecimentos.

    • Prezado Enrique, hoje existem lâmpadas e luminárias led para todo tipo de aplicação. Entrarei em contado direto contigo para informá-lo sobre as possibilidades.

  4. Boa noite !
    Décio , posso utilizar uma par 20 para iluminação e decoração em um salão de festas em condomínio.O que você me sugere ? Preciso de um ambiente funcional e ao mesmo tempo aconchegante , o que sugere ?
    Grata !

    • Camila, já utilizei PAR20 para iluminar balcões de um salão gourmet, e ficou muito bom. Já para o restante do salão eu utilizei PAR30. Explico: para grandes áreas prefiro as PAR30 pois são maiores, mais imponentes. Outra opção são painéis led embutidos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: