Dicas Para Escolher Spots de Embutir

Spots ou plafons? Na hora de recortar o teto rebaixado surge sempre essa dúvida. Então, em quais situações seria recomendada a instalação de spots e plafons?

Vantagens e Desvantagens

Spots são modernos e eficientes (100% da iluminação da lâmpada é repassada ao ambiente). Há modelos de diversas cores, formatos, e para todos os tipos de lâmpadas. São excelentes para iluminação direcional, ou seja, com foco fechado (efeito lanterna). Funcionam muito bem no destaque de ambientes, objetos, áreas de trabalho e também com finalidades decorativas. Utilizam lâmpadas halógenas (não recomendo) e led.

Plafons produzem uma iluminação uniforme e com amplo ângulo de abertura, e por isso funcionam muito bem para iluminar ambientes grandes. Não são bonitos como os spots (opinião pessoal) e não transmitem modernidade. Além disso, o acrílico translúcido entre as lâmpadas e o ambiente reduzem a eficiência luminosa em até 60%. Geralmente utilizam lâmpadas fluorescentes tubulares ou econômicas.

A combinação de ambos é muito bem aceita e enriquece o ambiente, reforçando os pontos positivos de cada um.

Quantidade e Posicionamento Adequados.

Dada a característica de iluminação direcional, a utilização de spots pressupõe a necessidade de áreas específicas com iluminação forte – por exemplo – uma pia de banheiro.

banheiro com spots

banheiro com spots

Nesse caso, veja que o banheiro possui um plafon que proporciona a iluminação principal,  e os spots sobre a pia reforçaram a iluminação de forma eficiente e necessária, exatamente no ponto da real necessidade.

Em salas ou corredores, especialmente na existência de elementos a serem destacados, o uso de spots cumpre as funções de decoração e iluminação direta (e indireta também, se forem projetados com essa finalidade).

parede de sala

parede de sala

No exemplo acima, a sala de jantar recebe iluminação indireta com o uso de spots PAR20 que refletem na parede trabalhada em mármore.

A quantidade de spots depende dos elementos de iluminação e da necessidade do ambiente. Considerando-se que a iluminação mista é uma tendência, desenvolvi uma ferramenta de cálculo luminotécnico gratuita e que contempla os diversos tipos de lâmpadas disponíveis. Faça uma visita e calcule o seu projeto, clicando aqui.

Os Spots, em Destaque

Spot podem ser encontrados em vários tamanhos sem muito esforço, desde os pequenos para lâmpadas mini-dicróica, até os maiores para lâmpadas PAR30 ou AR111. Há também modelos em cristais e inox, que funcionam muito bem em lavabos, áreas comuns, halls de elevadores e salas de espera – ambientes que requerem elementos decorativos mais elaborados.

spot de cristal

Alguns modelos de spots podem ser agrupados para formar peças duplas, triplas, quádruplas e até formar desenhos. São os spots modulares, muito úteis e versáteis para os projetistas. Cada peça é enviada juntamente com uma placa de metal e parafusos de fixação para realizar as junções.

junções

junção de spots

Após a junção das peças, o que pode ser feito por qualquer pessoa – com ou sem experiência, os spots podem ser instalados no teto. Essa característica permite resultados muito bonitos.

Outra característica interessante é o anti-ofuscamento. O spot possui um recuo na região central, na qual será instalada a lâmpada, e essa característica diminui o ofuscamento dos olhos.  Além do modelo mais comum, para lâmpadas tipo dicróica (PAR16), temos também os modelos para mini-dicróica, PAR20, PAR30, AR70 e AR111.

spot modular anti-ofuscante

spot modular anti-ofuscante

Outro modelo muito procurado, especialmente para banheiros, é o spot com acabamento em alumínio escovado. É um modelo quadrado, basculante e direcional em 360 graus, e é encontrado para todos os tamanhos de lâmpadas. As molas são resistentes e fortes, e o acabamento fica perfeito em um teto com gesso rebaixado.

spot escovado

Todos os modelos de spots acima são basculantes (direcionais), e a inclinação alcançada por eles chega a 20 graus. Existem também os spots com foco fixo, mais baratos, menores, e a única desvantagem nesse caso é a impossibilidade de ajustar o ângulo. Assim, a furação no teto deverá ser feita com muita precisão para a iluminação atingir o alvo.

Dicas finais

Os spots são versáteis e conferem um ambiente moderno e bonito, mas devem ser utilizados com cuidado. Excesso de pontos no teto ou pontos sem sentido podem quebrar a harmonia do ambiente.

Ambientes podem ser compostos em sua totalidade por spots. Nesse caso, pode-se mesclar a iluminação indireta (uma parede branca bem iluminada) com os demais pontos de iluminação direcional direta – com foco em sofás, mesas, quadros, etc.

Na iluminação mista, geralmente o plafon fica no centro e os spots na periferia do ambiente. Em sala de jantar, o plafon poderá dar lugar a um lustre.

Quando a iluminação principal é indireta, feita em sanca, o efeito decorativo é altamente destacado através do uso de poucos pontos de luz distribuídos em spots ao longo da sanca.

Em banheiros e cozinhas, posicione spots no teto exatamente sobre as pias. O centro da pia pode ser usado como referência.

Iluminação indireta com spots na periferia dos ambientes: ótimos resultados são obtidos com 30 cm de distância da parede, mas já quebrei a ‘regra’ e utilizei 20 cm, acentuando o efeito de luz.

Salas de TV: evite pontos de luz na frente da TV, pois refletirão na tela. Se não puderem ser evitados, garanta que possam ser desligados sem prejuízo da iluminação ambiente.

Box de banheiro: posicione o ponto de luz de forma a evitar a sombra da ducha ou chuveiro. Tenha a preferência por um spot direcional instalado próximo da parede oposta a ducha. Assim você poderá direcionar a iluminação para a área do banho sem causar sombreamento.

Evite o excesso (e principalmente a falta) de iluminação. Calcule o seu projeto luminotécnico, clicando aqui

Dúvidas, sugestões e comentários? Entre em contato comigo através do formulário abaixo:

Anúncios

Sobre Decio

Ofereço assessoria e suporte a arquitetos e engenheiros, comercializo artigos de iluminação e faço projetos luminotécnicos. Possuo formação em Computação e Elétrica. Administro a empresa Cidade Led - especializada em iluminação com artigos led.

Publicado em 07/03/2014, em Iluminação, Tendências e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: